sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Passo-a-passo para uma festa de sucesso

Pensou em festa, e aí?

A primeira coisa a fazer é decidir de que forma vai reunir os amigos: para saborear deliciosos quitutes em uma tarde de domingo ou para dançar em uma agitada noite de sexta-feira? O número de convidados e o estilo da festa são algumas das primeiras decisões a tomar e, obviamente, estão relacionadas. Especialmente se você optar por jantares e almoços sentados - e em casa -, enfrentará algumas limitações de ordem operacional, como, por exemplo, ter que reduzir de antemão o número de convidados para que eles se sintam mais confortáveis. Além disso, lembre-se de que, independentemente do tipo de serviço que venha a escolher, a sua cozinha deverá ter o tamanho adequado e estar apropriadamente equipada (com forno, eletrodomésticos, utensílios, etc.) para que seja possível elaborar os pratos do cardápio.



Essencial, também, é definir o orçamento e ajustar a festa à sua disponibilidade financeira. Evidentemente, os custos de se realizar uma festa variam bastante quando se opta por receber em casa ou em outro local. Nesse último caso, não se esqueça de considerar os gastos extras com o aluguel do espaço, possível colocação de toldo, manobristas, bufê - que pode ser próprio ou não -, entre outros.

BEBIDA

O ideal é oferecer três opções de bebidas. Lembre-se de que bebida não é perecível, não estraga; portanto, mais uma razão para valer a máxima "melhor sobrar do que faltar". Contudo, atenção: usar o bom senso na hora de definir a quantidade de bebida que vai para a geladeira, pois o que for gelado deverá ser mantido assim para não se deteriorar, especialmente em se tratando de vinho. Por isso, você deverá dispor de espaço suficiente para acondicionar as bebidas geladas. O melhor é não exagerar: fique atento à festa e vá reabastecendo a geladeira de acordo com o ritmo e as preferências dos convidados,

Numa festa pequena, as medidas são relativas porque nunca se sabe o que fará mais sucesso entre os convidados. De qualquer maneira, tome como base uma garrafa de champanhe para cada duas pessoas, uma de vinho para cada três pessoas - a mesma medida valendo para o vinho branco - e uma garrafa de uísque para cada oito pessoas.

Para uma festa grande, o padrão do cálculo de bebidas pode ser mais controlado. Se forem servidos, por exemplo, vinho tinto, champanhe e uísque, calcula-se: uma caixa de uísque para cada cem pessoas, uma garrafa de champanhe para cada três pessoas e uma garrafa de vinho tinto para cada quatro pessoas, no inverno, e uma garrafa para cada seis pessoas, no verão. De cerveja bastam duas latinhas por pessoa, considerando mais duas opções de bebida. Nunca deixe de incluir uísque. Hoje, o espumante também faz muito sucesso e pode substituir o vinho. 0 prosecco, bebida de preço mais acessível, é uma opção para substituir o champanhe. Servir drinques coloridos pode dar um toque diferente às festas grandes e dançantes.

Quanto aos refrigerantes, nos dois casos - festa pequena ou grande -, o cálculo é de meio litro por pessoa. Atualmente, não podem faltar os da linha light, e em maior quantidade. Até muito pouco tempo, os homens resistiam, mas agora já aderiram aos light.

TALHERES

Foi-se o tempo em que as pessoas guardavam vários faqueiros de prata em armários para os dias de festa. Os apartamentos apertados e a vida prática, muitas vezes, nos impedem de guardar sequer um faqueiro completo. Se esse é o seu caso, mais uma vez, fique tranqüilo. Você tem como alugá-lo.

A informalidade hoje também é muito maior. Aceita-se a mistura de faqueiros em um mesmo evento, desde que sejam do mesmo material. Pode ficar até charmoso. Fique atento ao tipo de evento na hora de separar os talheres: no serviço americano, você não vai precisar necessariamente de garfo e faca de peixe; no serviço à francesa, lembre-se dos talheres para entrada, primeiro e segundo pratos e sobremesa. Provavelmente, você precisará de todos os tipos de talheres que compõem um faqueiro clássico.

Não esqueça: se a entrada for sopa, coloquem na mesa as colheres próprias; se for uma entrada de salmão ou truta, é preciso usar os talheres de peixe.

A VOLTA POR CIMA

Imprevistos fazem parte de toda e qualquer festa. o primeiro passo é não se afobar e tentar usar a criatividade para escapar do problema que surgiu assim, de repente, durante a festa ou pouco antes dela. E prevenir, em qualquer evento, é sempre a palavra de ordem.

Calcule sempre um pouco a mais; nunca prepare uma festa pensando nos convidados que não vão. E se for todo mundo e um ou outro ainda resolver levar acompanhante? Então, ponha sempre 10% a mais em seu cálculo final. Isso vale para comida, bebida, canapés, sobremesas, talheres, pratos, cadeiras, etc.



0 florista deixou você na mão e todas aquelas flores maravilhosas, escolhidas a dedo, não vão mais enfeitar a casa. Pense em soluções: por exemplo, tire as velas perfumadas do armário e faça um cantinho de velas. Vá até o quiosque mais perto e compre alguns vasos de flores-do-campo. A casa vai ganhar vida. E o jeito é esquecer os arranjos maravilhosos que você criou em sua cabeça para a decoração.

Na semana da festa, tudo agendado e você descobre que a parede da sala está com uma grande infiltração. Obviamente não há mais tempo de providenciar o conserto antes do evento. Que tal comprar balões de gás coloridos e espalhar pelo teto? A casa vai ficar alegre e divertida. E ninguém vai desconfiar o motivo do toque lúdico na decoração.

Se o problema for no piso, mais fácil ainda. Providencie tapetes bonitos para espalhar pelos pontos problemáticos.

O ar condicionado quebrou na véspera do evento? 0 jeito é alugar um ou encher a casa de ventiladores de pé. Na hora de decidir onde vão ficar, escolha os lugares certos para não atrapalhar a circulação das pessoas.



A melhor forma de evitar problemas é prevenir-se contra eles. Ao prepara sua festa preste atenção nesta dicas:

  • Certifique-se que todos sejam bem servidos. Tendo mesa farta certamente, seus convidados ficarão satisfeitos e beberão menos, até porque estarão ocupados, comendo. Não sirva petiscos muito salgados; isso fará com que sintam mais sede e conseqüentemente beberão mais.
  • Providencie muitos sucos e refrigerantes.
  • A combinação de álcool e atividades como natação, remo, esqui ou jet-ski, pode ser mortal. Feche a piscina e peça para alguns amigos de sua confiança que fiquem atentos, e, não permitam, de forma alguma, que seus convidados entrem na piscina.
  • Convide somente quem você realmente conhece. Em festas menores é mais fácil controlar a entrada de pessoas desconhecidas. Contrate alguém para ficar na porta controlando os "penetras". Se algum "penetra" se recusar a sair de sua festa, saiba que é possível chamar a polícia para resolver o impasse. É sua responsabilidade de proporcionar segurança para os seus amigos, (que estão lá só para se divertir), para sua família, a residência deles e a sua própria.
  • Não deixe que a bebida seja o único foco da festa. Seja criativa (o) invente jogos ou brincadeiras saudáveis. Não permita competição de bebida... Beber em excesso provoca intoxicação alcoólica.
  • Se for servir bebidas alcoólicas, controle o acesso a elas; onde elas estarão disponíveis e quem vai servi-las são pontos importantíssimos para evitar problemas; os encarregados de servir estas bebidas, em hipótese alguma, poderão bebê-las.
  • Se seus amigos beberem demais, providencie para que voltem para casa com segurança: chame um táxi, ou arranje carona com pessoas sóbrias, ou faça com que durmam na sua própria casa.
  • Certifique-se de que haverá um adulto com quem você possa contar, se houver algum problema durante a festa.

(11) 2917-4207 - (11) 9740- 7144 ou (11) 9601-1528

*Todas as imagens deste 'post' são de propriedade de Souza e Souza Festas.

    Nenhum comentário: